quarta-feira, 3 de março de 2010

Em guerra com o mundo - Em contrapartida


Ao aparecer na Terra o homem primitivo, como qualquer outro ser, vivia da caça e da colheita, retirando da natureza somente o necessário para sobreviver, sem causar grande dano ao ecossistema. Ao evoluir, o homem descobriu o fogo e desenvolveu a agricultura, começando então o caos em que vivemos hoje. Com o domínio sobre o fogo e a agricultura, o homem pode deixar o nomadismo de lado e se tornar sedentário, não tendo mais a necessidade de migrar atrás de alimento e, consequentemente, fixando-se em um só local.

Com as técnicas primitivas de agricultura e o baixo domínio sobre o fogo, o homem primitivo destruiu grandes porções de terra ao cultivar seu alimento de maneira errada e foi, também, o causador de grandes queimadas decorrentes do mal uso do fogo.Culpa do homem? Não, simplesmente evolução, aprendizado. E assim o homem seguiu: Evoluindo, aprendendo e destruindo. E assim é até hoje...

Aonde eu quero chegar com essa mini-aula de história? Simples: Desde os primórdios, o ser humano só causou danos ao planeta. Quer dizer, pelo o que parece a evolução humana e a destruição do ecossistema sempre estiveram lado a lado.

Hoje em dia parece que tá na moda dar uma de protetor do meio-ambiente. Em todo lugar se ouve coisas como "protejam as árvores", "protejam os animais em risco de extinção", "protejam os rios", "cuide do planeta". É a conhecida "Geração Greenpeace", que acha que em cem ou duzentos anos vai ser capaz de recompensar o dano que o homem vem causando ao planeta há cerca de dois milhões de anos.

Sinceramente, acho que não há motivos para se preocupar tanto com a Terra e sim com a existência do ser humano nela. Para quem se esqueceu, ela está aqui há 4,5 bilhões de anos, já passou por duas eras glaciais, já esteve completamente em chamas, já esteve completamente submersa, já foi atingida por diversos meteoros e mesmo assim continua aqui, não é uma simples espécie que vai causar a destruição por completo dela.

Pelo contrário, como sempre fez, a Terra arruma meios de se livrar do problema. No caso se o problema é o homem, acaba-se com ele e pronto, tudo blue novamente. O que ocorre depois disso? A Terra se transforma, se cura. Novas espécies se desenvolvem e o ciclo começa novamente, até que haja uma espécie que seja capaz de se adequar da maneira correta a ela.

Então, ao invés de gastar seu tempo enchendo o saco dos outros com esse monte de asneira sobre destruição global, comece a se preocupar mais com seus semelhantes e com a sociedade em que você vive porque, no fim, é óbvio que a Terra vence essa guerra.

Victor Mendes

Um comentário: