domingo, 7 de março de 2010

Auto-Preconceito


Diversas vezes já ouvi a mesma história: Negros reclamando que são vitimas do preconceito. Segundo eles as pessoas são incapazes de aceitar a condição deles na sociedade. Vitimas de piadas, xingamentos e até violência.

Tenho que concordar que há quem extrapole e acabe ofendendo essas pessoas por puro preconceito mesmo. Porém não é esse o motivo do texto, hoje eu quero falar sobre o outro lado dessa moeda, o modo como a maioria dessas pessoas são capazes de entender comentários, piadas e apelidos como ofensa.

Imagine essa situação: Você encontra um homem muito branco na rua, e diz a seguinte frase: "Falae, negão!". É uma situação normal, poderia até ser engraçado. Agora imagine a mesma situação, porém com um homem negro. Você o encontra e diz :"Falae, branquelo!". É confusão na certa!

Se você chega pra um japonês e conta uma piada de japonês ele vai rir e no máximo contar uma piada sobre algo a respeito da sua etnia, aparência ou qualquer outro assunto que esteja diretamente ligado a você. Se conta uma piada sobre loira pra uma loira, ou uma piada de português pra um português, temos a mesma situação. Agora tenta chegar pra um negro e contar uma piada sobre negros pra ver o tamanho da merda que vai dar.

Depois de ver tantas cenas como essas, fui capaz de perceber o preconceito que as pessoas são capazes de possuir contra si mesmo. Se sentem ofendidos com um comentário, uma piada. Seria isso falta de auto-estima, de conhecimento pessoal ou apenas medo de que as pessoas estejam certas?

Uma coisa que me deixa completamente inconformado é o "Estatuto da igualdade racial". Se somos todos iguais, independente da cor, pra que criar um estatuto da igualdade social? Não seria mais fácil criar uma lei que dissesse que todos são iguais e devem se tratar como tal e ponto?

Poderia ficar dias escrevendo outros exemplos mas sou ser bem direto ao ponto:

Negros, peço que pelo amor de Deus, parem de se importar tanto com o que falam ou deixam de falar a respeito de vocês e comecem a se importar com quem vocês realmente são. Se são pessoas de caráter que possuem o mínimo de ética ou se são pessoas de mente fechada, incapazes de aceitar qualquer tipo de brincadeira. E parem por favor também de se auto-entitular como negros ou afro-descendentes, e passem a se ver somente como seres humanos.

Victor Mendes agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário